sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Termos que talvez nunca tenhas ouvido

Caso sim...também pode ser que nem saibas o que significa. Eram comuns nos tempos que o mundo era dividido entre capitalismo e socialismo. O planeta vivia a expectativa diária (isso mesmo, DIÁRIA!!) da III Guerra Mundial, com suas bombas atômicas ou "H". Naquele tempo não existiam armas biológicas. Portanto, nós humanos e toda natureza seríamos destruídos.


Guerra fria= termo que designou por muito tempo, uma situação de guerra não declarada. Mas profícua em armamentos bélicos, disputas em tecnologia e pregações ideológicas sobre o mal (comunismo) e o bem (capitalismo).
Glasnost= medida política implantada que deu novas liberdades à população soviética, como uma maior liberdade do discurso.
Perestroika= em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União Soviética por Mikhail Gorbatchev, em 1985. A palavra perestroika, que literamente significa reconstrução, ganhou a conotação de 'reestruturação econômica'.
URSS= União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, formada por repúblicas constitutivas que variaram ao longo do tempo, mas foi de 15 durante a maior parte da existência do país.
KGB= polícia secreta soviética.
Cortina de ferro= termo metafórico que simbolizava haver algo a se ver atrás da cortina, mas visto ser de ferro era quase impossível mover essa cortina.
RDA= República Democrática Alemã (ou Alemanha Oriental) foi criada em 7 de outubro de 1949, data em que entrou em vigor sua Constituição. Seu regime era comunista e de economia planificada, e Berlim Oriental seria a capital.
RFA= República Federal da Alemanha (ou Alemanha Ocidental), capital Bonn.
Pacto de Varsóvia= resposta dos comunistas à Otan, para se defenderem de algum ataque ou invasão aliada, diziam eles. Foi mesmo a formação de um exército para abafar qualquer rebelião de algum país dominado pela Rússia.
Premier= presidente na Rússia (ou em alguns governos socialistas), designação usada até hoje.
Secretário do partido= mesmo que premier. Esse partido era comunista, oficial e único na URSS.