terça-feira, 17 de novembro de 2009

EU ME RECUSO

   A ESCREVER ERRADO

Estou falando das aberrações que rolam por aí afora. Não digo que todos tenham que saber a regras da Língua Portuguêsa na ponta do lápis! Pois, ora tira uma coisa e ora coloca outra, dependendo disso ou daquilo. E até fixarmos tudo leva um tempinho.
Mas a coisa está desastrosa, gente!!

Tem pessoas que sabem que a palavra está errada, mas consideram :
- "bonitinho" (quem acha?)
- todos escrevem assim hoje em dia (só os burros ou preguiçosos)
- novos tempos (essa é bem ultrapassada!)
- linguagem jovem (hã!? Tá me chamando de fóssil vivo?)

Particularmente não aceito erros em palavras de visão constante, aquelas que vemos sempre em livros, placas ou mídia. Há alguns anos, meu sobrinho escreveu uma palavra errada na lição de Matemática. Chamei-lhe a atenção e exigi a correção imediata, o garoto me saiu com essa pérola:
- Tia, a sra. tá me ensinando Matemática ou Português?
- Menino, os enunciados estão em qual idioma? Russo? Inglês? - retruquei.
- Mas, tia!! Olha, a tia de Matemática  não corrigi a gente, não!! - respondeu, doido para ter razão e escapar.
- Meu filho! Venho de um tempo em que professora -não importasse de qual matéria fosse- se preocupava com o aluno como um todo. Mas, as coisas mudaram muito mesmo. E se eu não te corrigir agora, no futuro você terá dificuldades de fazê-lo. Além de me culpar, de quebra!
- Mas, tia! Eu não vou consertar, não! - decidiu.
- Não!? Verdade? Pois a partir de agora, sua mãe arranja outra orientadora educacional para você. - fui logo juntando minhas coisas.
- Tááá bom, tia!! Eu conserto. - gritou rapidinho.
Hoje, ele me agradece. É um orgulho e satisfação ver suas notas.
Ocasionalmente o pego no computador com aquela escrita-aberração na linha "internetês". Mas, vai logo se justificando. Digo-lhe que está contribuindo para a destruição do nosso idioma, que também todos os outros que o sabem estão fazendo o mesmo escrevendo assim. E quem não sabe, em vez de corrigir-se vai escapando tranquilamente. Ele me dá razão, mas alega ser essa a linguagem que rola, e se ele não escrever nos MSN ou Orkut dessa forma leva fama de esnobe ou "cdf". Ai... mas, dói! O que há de se fazer?
Eu... no entanto, ainda me recuso a escrever errado.