sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Afinal, o que foi o MURO DE BERLIM??

 Muro de Berlim-1961
Por quase três décadas, de 1961 a 1989, três milhões de pessoas foram isoladas nos setores ocidentais de Berlim por um muro que contava com:

-162 km de extensão, altura média de 4 m.
-espessura aproximada de 1,2 m e era equipado com obstáculos e armadilhas para tanques.
-pista operacional.
-cerca de arame com 148 km de extensão.
-uma cerca de malha de aço com 2 metros de altura.
-24hs de vigilância constante de patrulhas com soldados armados de fuzis e metralhadoras, e auxiliados por cães ferozes.
-incluía ainda uma barreira subterrânea para evitar fugas através de túneis.

Uma senhora conversa com alguém
 do outro lado do muro
 Essa arrematada abominação foi provocada pela guerra fria. As tropas da União Soviéticas foram as primeiras forças aliadas a ocupar a capital do Reich Nazista. Em seguida chegaram os exércitos da Inglaterra, França e EUA que também ali se fixaram. A Alemanha foi dividida e Berlin ficou encravada no território da Alemanha Oriental dominada pelos soviéticos.
Como sua população logo se deu contas das desvantagens de viver sob o regime comunista, o muro foi construído para evitar a fuga da população para os setores da cidade controlados pelos países capitalistas. Sua destruição em 1989 atestou que o socialismo não se constituía num sistema atraente para uma população que tinha opção de viver a experiência democrática, certificando-se seu total fracasso que foi definitivamente selado com a extinção da URSS e a libertação dos países do leste europeu da sua influência.