terça-feira, 17 de novembro de 2009

TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

  Certa ocasião, fiz o teste proposto para saber minhas capacidades ou inteligências. Howard Gardner em seus estudos propôs que, toda pessoa tem diferentes graus de cada inteligência. Iinicialmente ele as definiu como em número de sete, em 1996 ele acrescentou mais uma. Me destaquei bem em três, embora não ficasse tão abaixo em mais duas outras. Dentre elas a que me chamou a atenção foi a Inteligência Intra-Pessoal. Minha capacidade é realitivamente baixa, apesar de não dar tão na vista. Desde esse dia, fiquei sabendo o motivo de certas dificuldades minhas em algo que eu considerava da mesma alçada. As outras inteligências eu já sabia do que tratavam e meu destaque nelas não seria novidade.
Mas, nunca havia me dado conta que existe a Inteligência Intra-pessoal; a outra, a Inter-pessoal. Também que são inteiramente diferentes e nem sempre estão no mesmo nível equiparativo.
A primeira, a Intra-pessoal trata de: como uma pessoa tem a capacidade de refletir, analisar e contemplar os problemas de forma independente. Uma pessoa pode olhar para si mesmo para avaliar os próprios sentimentos e motivações.
Já a Inter-pessoal é como a pessoa  usa suas habilidades sociais e boa capacidade de comunicação com os outros. Eles também podem mostrar a capacidade de empatia e entender as outras pessoas.

Aparentemente, nunca tive quaisquer problema nesta área enquanto que na outra...ai!! Sim, sou capaz de avaliar meus sentimentos e motivações. O que não significa à priori que, coopere comigo mesma apesar de toda uma avaliação consciente.

Me indago desde então: - Porque é assim ?? Deveriam ser iguais.
Até o dia que resolvi deixar de compreender o mundo e me esconder dele, pois passei a absorver demais o próximo. Algo como sentir na alma os sentimentos, as dores, as misérias do mundo. Como infelizmente esta parte é bem maior que as coisas boas! E não consigo ficar indiferente ou pelo menos ter um estoicismo cego, me tornei uma eremita urbana.
Não sei!! Talvez agora as duas capacidades se nivelaram. Quem sabe uma se elevou? Ou a outra regrediu?
Tenho até medo de saber as respostas, pois virão outras indagações e aí... Deus sabe, qual será minha próxima "nóia" !!