domingo, 18 de outubro de 2009

Mammy, a jeitosa


A mammy não era chegada a muito contato físico, tampouco palavras doces e coerentes. Cada pessoa tem seu jeito, né?
Dois dias após meu niver de 12 anos, chega meu red baptismal. Eu que havia mudado bem meu corpo e ainda assim brincava felicíssima de casinha, "ju-ro por De-us do céu" que não sabia o que era aquilo. Pause...
Momento neolítico: a única informação absurda que recebi sobre este assunto, foi que tinha ocorrido um acidente com minha mammy(tadinha, meu Deus!!) quando menina. Caíra sentada encima de uma bola de gude(hããã??) que entrou nela e desde então sempre sangrava. Desesperada eu perguntei: 
- Mãe, ainda não saiu??? (como eu era"anta"!!) e chorava embaixo da cama e atrás das portas, pensando que ia perder minha mãe, ser uma orfã !!

Liberando o pause...
Mostro para a mammy aquela manchinha que persistia em aparecer à três dias, ela olha e diz:
-Nada não, coloca para lavar, tome banho e vista outra.
Então, tá! Indo ao banho, ouço meu nome aos gritos. Corro, ela manda chamar meu irmão. Dá umas instruções e manda-o voltar rápido. Ordena-me que vá me banhar e não molhe a cabeça de maneira alguma.(meu coraçãozinho já pedia realmente passagem pela glote)
Me mostrou um negócio, ensinou a usar e ao terminar fosse conversar com ela. Nesse "auê" todo eu já estava com dor de barriga -ou pensei que fosse- que doía até em pisar no chão.
Mammy em pé foi bem didática:
-Olha, voce ficou moça (o que é isso mesmo, héin?) não tome sorvete, líquido gelado, não como nada que tenha abacaxi ou limão, não corra, não pule. Por que se voce fizer qualquer uma destas coisas, voce morre e vai para o INFEEEERNO, entendeu?? Pause...
Fiquei na dúvida apenas na parte do inferno!!
Liberando o pause...
Passei três dias rolando de dor na minha cama, apresentada aquela companheira mensal chamada cólica.
-Mãããe, tá doendo me dá um remédio!
Fui enfim a escola andando em câmera lenta. Óbvio, que todos queriam saber o motivo daquela lentidão. Euzinha, no ápice da inocência dizia: -Fiquei moça. Em questão de minutos da quadra à diretoria, todos ficaram sabendo e eu virei deboche na boca da turma cruel.
Maninha, voce não sabe a sorte que tem em ter-me como irmã mais velha e bem mais articulada que nossa mammy querida.
TE AAAAMO MAMMY...