domingo, 3 de janeiro de 2010

VAGÕES-IGREJA

Durante a construção das ferrovias na Rússia, a igreja levava a liturgia dos seus templos aos fiéis também através dos trilhos. Mesmo nas maiores distâncias, o povo russo não ficava sem assistência espiritual dos seus líderes religiosos. Masss...

durante o período bolchevista muitos templos (ou igrejas) foram destruídos. A fé do povo abafada por bem ou por...na verdade por mal mesmo, na grande maioria das vezes. Nos anos 80 veio a Glasnost, a Perestroika e por fim a queda do Muro de Berlim. Não demorou para o regime comunista e seus ideais virem abaixo.
Mesmo após 70 anos, a fé cristã não foi de todo destruída nas regiões administradas pela antiga U.R.S.S. Mas os templos não mais existiam e os que haviam não comportavam a todos ou estavam caindo aos pedaços. Construir? Reformar? Estava fora de questão devido a situação econômica do país.
Em face da ausência de locais para se reunir, a população em princípio o fêz em casas, terrenos e locais abrigados quando as temperaturas caíam. Logo veio a lembrança dos trens-igreja do passado e o que não faltavam eram vagões a esmo, esperando por uma utilidade. Com a economia quebrada, as ferrovias estavam inoperantes em parte.
                                   

A idéia foi excelente e agora vários vagões servem tão bem,

                                               como quando corriam trilhos afora pelo mundo.