sexta-feira, 11 de março de 2011

Transportar animais é uma autêntica odisséia... e das caras!!

Aqui=>G1 - Cão desaparecido no RS fugiu antes de embarque em aeroporto, diz aérea - notícias em Brasil

'Pinpoo' é a mistura das raças pinchere poodle (Foto: Arquivo Pessoal)

Animais deveriam ser sedados para maior segurança sua e dos envolvidos no seu transporte. Mas, as companhias aéreas exigem receita veterinária para a sedação. Também doze horas de jejum independente que haja ou não sedação -para mesma tem que haver 8 horas de jejum, no minímo. Sem jejum o animal logo após acordar, o que geralmente acontece em 3horas, podem encontra-se em vôo -o check-in de animais equivale ao de um vôo internacional, ou seja, duas horas de antecedência-, ao despertarem, regurgitam, devido ao sedativo e a pressão da altitude. Obviamente, caso o jejum não tenha sido obedecido sua caixa de transporte mais a área próximo, ficam completamente...imundos. Havendo ainda a possibilidade de um engasgo, e onde ficam instalados não há tripulação circulando, muito menos um possível socorro.
Agora pensemos um pouco... sem sedação e em jejum por tanto tempo, qual estado não encontra-se o pobre animal? O stress físico e mental é absurdo!! E um cachorro é capaz sim, de arrebentar a portinhola do conteiner-transportador. Já vi isso!! A portinhola tem que ser toda amarrada com arame, pois sua trave não aguenta mesmo. Além de colocar alguns panos junto ao animal, pois costumam sentir frio no vôo. 
Transportar animais é uma autêntica odisséia... e das caras!! Somente o sabe, quem já necessitou fazê-lo e os funcionários do setor de cargas da empresa aérea.