domingo, 6 de março de 2011

Essa ajudinha nunca é demais - I

Os erros mais comuns


Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada. O primeiro capítulo desta lista inclui explica-
ções mais completas a respeito de cada um deles. Veja os erros mais comuns do idioma e use esta relação como um roteiro para fugir deles.

1 - "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal opõe-se a bem e mau, a bom. Assim:
-mau cheiro (bom cheiro)
-mal-humorado (bem-humorado)
Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar.
2 - "Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, é impessoal:
-Faz cinco anos.
-Fazia dois séculos.
-Fez 15 dias.
3 - "Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, também é invariável:
-Houve muitos acidentes.
-Havia muitas pessoas.
-Deve haver muitos casos iguais.
4 - "Existe" muitas esperanças. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural:
-Existem muitas esperanças
-Bastariam dois dias. 
-Faltavam poucas peças.
-Restaram alguns objetos.
-Sobravam idéias.
5 - Para "mim" fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim:
-Para eu fazer
-Para eu dizer
-Para eu trazer.
6 - Entre "eu" e você. Depois de preposição, usa-se mim ou ti:
-Entre mim e você.
- Entre eles e ti.
7 - "Há" dez anos "atrás". Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás.
8 - "Entrar dentro". O certo: entrar em. Veja outras redundâncias:
-sair fora ou para fora
-elo de ligação
-monopólio exclusivo
-já não há mais
-ganhar grátis
-viúva do falecido.
9 - "Venda à prazo". Não existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda: Salto à (moda de) Luís XV. Nos demais casos:
-a salvo
-a bordo
-a pé
-a esmo
-a cavalo
-a caráter
10 - "Porque" você foi? Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado:
-Por que (razão) você foi?
-Não sei por que (razão) ele faltou.
-Explique por que razão você se atrasou.
Porque é usado nas respostas:
-Ele se atrasou porque o trânsito estava congestionado.

...continua em outros posts.