quinta-feira, 8 de abril de 2010

Uma cidade fantasma

                 
                    Seu nome é Prypiat. Em 26 de abril de 2010, completarão 24 anos do acidente que resultou no seu  abandono total.
Ao norte da Ucrânia, Kiev Oblast, perto da fronteira com Belarus. Esta cidade era a casa para os trabalhadores da central nuclear de Chernobil. A cidade foi abandonada em 1986, após o desastre de Chernobyl. Sua população tinha cerca de 50.000 habitantes antes do acidente.

Vinte e quatro anos depois do desastre, a área da Usina Nuclear de Chernobyl na Ucrânia permanece abandonada como um gigantesco monumento funerário a céu aberto.
A radiação espalhada pelo acidente de 1986 continua fazendo vítimas na Ucrânia, Bielorrússia e região, que precisam continuamente de assistência médica e psicológica.
O acidente ocorreu devido a  uma falha no reator SCRAMed (inserção rápida de todas as hastes de controle) de controle, causando a taxa de reação na metade inferior do núcleo. Neste ponto, um pico de energia maciça ocorreu e o núcleo ficou superaquecido. O curso preciso posterior dos acontecimentos não foi registrado por instrumentos, é conhecido apenas como resultado de uma simulação matemática. O que se sabe é que houve um grande acúmulo de vapor no núcleo que finalmente explodiu liberando toneladas de vapor radioativo e produtos de fissão na atmosfera. Os níveis de radiação nas proximidades do núcleo do reator depois da explosão foram 30.000 vezes ao limite letal.

Uma pessoa morreu imediatamente e seu corpo nunca foi encontrado. Um outro, morreu no mesmo dia em consequência de ferimentos recebidos durante a explosão. Doenças da radiação aguda foi inicialmente diagnosticada em 237 pessoas no local e envolvido com a limpeza e foi mais tarde confirmada em 134 casos. Dessas 28 pessoas morreram na semana do acidente, seis dos quais bombeiros foram encarregados da participação dos incêndios no telhado do edifício da turbina. Dezenove mais posteriormente morreram entre 1987 e 2004. Ninguém fora do local sofreram efeitos de radiação aguda, embora uma grande parte da infância de cancros da tiróide diagnosticados desde o acidente, é provável que seja devido a ingestão de partículas radioativas de iodo radioativo. Estudos posteriores, na Ucrânia, Rússia e Belarus estimam mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas pela radiação de Chernobyl, porém a intensidade dos seus efeitos não podem ser verdadeiramente conhecida.

Para não esquecermos
A Cruz Vermelha, que trata as consequências desta herança radioativa, desencadeou uma campanha há 4 anos para que não esqueçamos Chernobyl e mantenhamos acesa a memória do pior cataclismo nuclear da história da humanidade. As locações retratadas na campanha são do interior da cidade-fantasma de Prypiat, um lugar assustador que provavelmente nunca mais abrigará moradores novamente. 
O You-Tube dispõe de diversas informações em vídeo. Também existe farto material na web sobre os danos aos habitantes, número de mortos e as sequelas causadas pela radiação.
Vídeo produzido em Agosto de 2009