domingo, 6 de dezembro de 2009

Uma resposta triste


Agradeço seu carinho e atenção de me enviar seu e-mail. Não temos muito contato, no entanto sou muito feliz com sua consideração por mim. Isto é muito raro, em um mundo tão efêmero como o das amizades virtuais.

Quero te explicar por que não gosto de Festas de fim de ano. Aliás, qualquer data comemorativa. Como somos amigos, sei que posso explanar minha opinião.

Fico feliz que tenhas motivos para discordar de mim. Sinal que com certeza não vês, o que vejo por aqui. Não sei como as coisas funcionam na sua terra, mas o que vejo por aqui, meu amigo...não me faz em nada satisfeita com qualquer data comemorativa.

Não cheguei a esta triste conclusão sem razão. Venho acompanhando há anos o desenrolar de uma cultura cada vez mais mercantilista. Extremamente voltada para a imagem, status e consumo.

Verdade que adoro as decorações, as comidas, as boas reuniões entre amigos ou familiares, ou tudo isso junto, mais alguns vizinhos de bem. Por outro lado, é impossível não perceber o quanto é artificial certas cenas.

Por que não há união, paz e solidariedade em outros dias?
Por que somente quando festejam uma data que supostamente nasceu Jesus?
Ou nos dias considerados dos pais, das mães, dos anciãos ou crianças?
Enquanto nos dias restantes as pessoas sequer olham para o próximo...

Tantos a gastar com ceias fartas, com itens e ingredientes caros...enquanto outros não tem o que comer. Tantos a vestir roupas novas e outros com trapos. Também a gastar fortunas com a energia elétrica em decorações e outros morando nas favelas em barracos ...que vivem a incendiar por usar energia clandestina. Pois , não podem pagar por ela.

Chega a ser indecente o uso de cartões de crédito, financiamentos e cheques pré-datados -muitos dos quais descerão a ladeira da inadimplência- para as compras ou viagens de final de ano.

Por que o marketing é tão grande encima das datas comemorativas??? Lucros certos e grandes, oras!!

Os shoppings e lojas abarrotados de gente a comprar e comprar e comprar...e porque??? Ah!! Por que ninguém pode aparecer em tais datas sem roupa, sapatos, acessórios novos...Pois todos irão dizer que ele está "quebrado". Aparência é tudo neste mundinho capitalista, a sociedade cobra essa taxa das pessoas.

Por aqui as pessoas desfilam e gastam o que podem...e também o que não podem. Parentes, amigos, namorados ou amantes ficam frustrados se não ganharem presentes, não importa como estes venham a ser pago. E aí do pai ou mãe de família se faltar com todo o aparato festivo que acompanha estas datas.

Outra... ninguém está a fazer reuniões lembrando que o Natal é uma comemoração "espiritual". As festas que acontecem nos lares ou casas de show, em nada lembram isto. Com exceção das decorações, claro!! Os acidentes, a prostituição, a violência, a poluição e o desperdício, quando chegam essas "abençoadas" datas comomorativas é tamanho...que chega a ser dramática as estatísticas finais.

Infelizmente, não tenho motivos para me alegrar.

Sabe, há mais de uma década quando chega dezembro, planejo de me esconder em algum lugar onde não veja tanta hipocrisia, injustiça social e desperdício. Em um período que hipoteticamente seria para ser diferente.