domingo, 28 de dezembro de 2014

6ª Extinção - Saber ou não? E sabendo o que fazer?!

"Tudo que o homem não conhece, não existe para ele. Por isso o mundo tem,
para cada um, o tamanho que abrange o seu conhecimento."
(Carlos Bernardo González Pecotche)
          "Um povo ignorante é um instrumento cego da sua própria destruição."
                                                    (Simón Bolivar)
 
É interessante perceber como a ciência é aceitável quando fornece estudos que, permitam desenvolver medicamentos e tratamentos ou tecnologias diversas. Graças a ela, a nossa qualidade e longevidade atual de vida é possível. Concebidas essas e tantas outras evoluções através de suas pesquisas.  Óbvio, que nessa jornada houve erros e acertos! Isso faz parte de qualquer processo de aprendizado.
É corrente o descrédito que a ciência sofre nas mentes pouco informadas. Ora estas se "refugiam" nas suas crenças - como se a ciência fosse inimiga ferrenha do Criador e não uma benção d'Ele a humanidade-, ora não entendem a profundidade de certos assuntos científicos -e alguns realmente, são extremamente complexos- então, melhor não debater ou saber. E quando isso ocorrer, que já venha tudo muito resumido e maquiado de preferência. Afinal, parece que assim não os alcançará nunca! Ledo engano, pois em algum momento "tudo" nos bate a porta.
Não discordo do conforto -ou comodismo- que a fé fornece. Mas, é importante fazer uso de nossa cota de responsabilidade neste plano. Alguns que convenientemente tem um lote celeste a desfrutar (sic), pouco se importam com futuro deste planeta. Mas, enquanto não são chamados ao nível superior -o inferior geralmente, não faz parte dessa rota- desejam usufruir ao máximo as benesses terrestre e nada saber de sua própria pegada ecológica. E para seus descendentes?! Sempre haverá um possível arrebatamento ou socorro divino. E viva a incoerência!
 
Eu prefiro ter o equilíbrio entre o espiritual e a matéria. Talvez, por ser mais racional possa eventualmente lidar bem com assuntos de ambos os planos. Então, assuntos científicos não me "incomodam" tanto, até que eu perceba a severidade de certos estudos, resultados e perspectivas. Como no caso das previsões do IPCC para este século e outros estudos sobre o assunto. Todos nada promissores a vida, por sinal!Embora, eles não digam X, Y ou Z acerca de como os habitantes deste planeta "irão se virar" - e nem tem como dizer -, como cientistas eles sabem a resposta. Caso a divulguem, ela certamente não será bem absorvida em sua real extensão de gravidade por todos. Assim sendo, melhor evitar uma histeria mundial desenfreada.
 
Tornou-se comum certo grupo de formadores de opinião, fazerem piada com o aquecimento global. É uma fuga conveniente o descrédito! Já os governos ou grandes potências, arrumam vozes científicas (sic) para discordar do assunto, pois sabem que a maior parcela de atuação e responsabilidade depende deles, e dessas estão a fugir.
 
A pergunta que não cala: E agora, o que fazer? Já percebemos que a situação chegou ao ponto que atuações individuais já não fornecem resultados favoráveis, visto que toda ação pessoal é amplamente sufocada pela massiva agressão ambiental que as indústrias efetuam. Sim, nossas ações individuais devem permanecer, pois não é o caso de sentar e esperar o fim. Mas, devemos agora partir também para as exigências sem trégua aos nossos governantes por outra postura diante dessas previsões do IPCC, tais como uma Economia Baseada em Recursos Renováveis ou Não Poluidores e outras soluções para os problemas da humanidade, ao invés de ficarem a desacreditar resultados obtidos após anos de estudos, pesquisas e dados conclusivos. Até porque independente da descrença de muitos, é perceptível a todos a elevação global da temperatura e suas bruscas alterações. E segundo o biólogo Stuart Pimm, da Universidade Duke: “Estamos à beira de uma sexta grande extinção. Se nós vamos evitá-la ou não, dependerá de nossas ações”.

E se nada for feito agora?! Então, meus caros, somente algo divino realmente nos salvará da extinção em curtíssimo prazo!

Mais informações:
http://www.novacomunidade.org/6ordf-extinccedilatildeo.html
http://guymcpherson.com/2013/04/human-extinction-without-a-squeak/
 http://youtu.be/6h0z1AX2_14
 http://youtu.be/Tg5sbBu2564
https://www.youtube.com/watch?v=Il_cR29PcpU