quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A curiosidade não matou a gata

Participo de uma dessas infinitas redes sociais que existem no mundo virtual. Coisa normal, não?! Afinal, quem não pertence a alguma! Já vivenciei as mais diversas experiências nelas, desde boas amizades até outras coisas bem desagradáveis...e olha que não sou daquele tipo de pessoa que sai aceitando a meio mundo, somente para posar de ''perfil lotado". Ainda assim, resolvi ficar na ativa apenas em três redes sociais: Facebook, Orkut e Shtyle. Em outras meu perfil ficou às moscas. Só não devem pensar que morri por que vez ou outra deixou algum scrap ou alguma frase atual.
Bom, em uma dessas navegações virtuais dei uma olhadela em um determinado perfil... e não deu para fugir a curiosidade -embora, ficasse extremamente chocada! No perfil desta pessoa, há centenas de fotos sobre tudo que acontece no conflito entre palestinos e israelenses. Fotos essas que ninguém vê frequentemente nos jornais, talvez encontremos na internet, mas, a população em geral sequer imagina o horror daquilo.
Pouco tempo depois, veio-me uma solicitação de amizade. Aceite-a. Não, eu não defendo a causa Palestina! Tampouco, a Israelense... ou qualquer ideologia, nacionalidade, religião ou qualquer coisa que traga consigo, destruição. Sou da paz, do consenso, da tolerância... Então, por que aceitei o convite? Para ser mais um canal -assim como os outros 6500 contatos dessa pessoa- de divulgação desses horrores. As pessoas precisavam saber do que acontece lá. No Haiti, agora. Nos campos de refugiados na África. Com os sobreviventes das inúmeras catástrofes naturais pelo mundo. Com os dependentes quimícos e suas famílias sendo dizimados à prestação -metaforicamente ou não- pelo narcotráfico....Ufaaaaa!!

A mídia é mercenária muitas vezes! Disso, já não há mais quem duvide. Ela escolhe seu lado, ajuda ou enterra quem ou o que ela quiser. Coloca no podium ou joga na lama.

Poucos imaginam que a informação é algo poderoso e libertador!