quarta-feira, 7 de julho de 2010

Frases que sempre ouvi (continuação)

Com cirurgia lombar marcada...
a família entrou em pânico. Menos euzinha, que não via a hora de ver-me livre daquela dor *F%#¨D*&#P. Embora, o neuro-cirurgião tenha me participado que mesmo a cirurgia seria um paliativo, pois com o tempo toda hérnia de disco retorna (delííícia!!...Grrr), eu queria o bisturi para"ontem". Não vacilei um minuto. Afinal, como dizia a todos os assustados com a cirurgia: - Antes, inerte em uma cadeira de rodas do que em pé, deitada ou sentada com esta dor infeliz! - e ponto final.
  A cirurgia? Maravilha!! Ocorreu tudo bem. Em 24 hs já fazia algumas coisinhas (afinal, tinha um belo "resguardo" pela frente) que eram terrivelmente sofríveis antes. Enfim, já dava para fazer vários movimentos sem dar um grito, entre outras coisas mais. Não fiquei sequer com um dedo do pé dormente -uma sequela já cotada- , tudo foi um sucesso, mas....
Seis meses depois voltou uma certa dor, agora muito inferior, claro! Tive que aprender a lidar com certas limitações, reeducar-me, como disse o ortopedista. Ou então...ficar em uma cadeira de rodas e desta vez com dor. Engordar? Somente até certo ponto. Carregar peso? Nem pensar. Evitar ao máximo coisas que desencadeassem outras hérnias, no mesmo disco ou em outros. Sapato alto? Apenas para provar e fazer 'close' sentada. Posso até calçar e sair 'florindo' toda, mas no dia seguinte... Haja analgésico, anti inflamatório, cama, cama e mais cama.
E assim caminha minha vida. Entre um dia e outro -raríssimo- em que a minha companheira (pense em um divórcio que nunca acontecerá?!) não dá as caras. Óbvio, que por mais que eu me esforçe não dá para seguir a risca, aquela cartilha que me permita dizer adeus a ela. Mas, sou grata a Deus e ao competente cirurgião que operou-me, pois as dores que sinto em nada são comparáveis as anteriores a cirurgia.