sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Quando dói na alma...

Tenho profunda dificuldade de lidar com muitas coisas e estas sempre estão associadas ao emocional. Dizem que isso é ser sensível -quando são bacanas, outros tacham de "frescura"- e infelizmente, ainda não surgiu uma forma efetiva de tornar isso menos dolorido.
Criar algo é terapêutico, salutar e ajuda a desafogar a alma. Com o tempo aprendi que fazer coisas belas me elevavam o ânimo. Sim eu já criei coisas onde expressei a dor, fosse física ou não. Ao findar eu mesma me deprimia com o resultado e nem pensar que alguém pudesse testemunhar que aquilo... era a expressão da minha alma. Levei tempo a compreender que eu deveria canalizar minha energia em algo que me alegrasse, e não ao contrário. Algo que eu teria prazer de mostrar, guardar e rever, ou relembrar. Isso me ajudou até em aprender a usar o "não". Também na recusa a muita coisa que me afetava negativamente.
Contudo, há períodos em que a sensibilidade fica em alta e fazer essa seleção racional, é muito dificultoso. Aí... tudo dói na alma.