sábado, 21 de fevereiro de 2009

Freando o Aquecimento Global

*****PLANTE ÁRVORES***** Somente as plantas podem absorver o CO2 do ambiente e produzir oxigênio.
Tanto tem se falado em torno de soluções possíveis para os efeitos do aquecimento global. Seja no nível macro, envolvendo instâncias governamentais e setores de produção; seja no nível micro, compreendendo vizinhanças, bairros e cidades. Mas o que é possível fazermos, de fato, para colaborar?
Segundo o Instituto Akatu, as escolhas de consumo que fazemos, sendo conscientes de seu impacto e voltadas à sustentabilidade, constituem um importante passo para mudar esse quadro. O consumidor consciente, além de estar comprometido em consumir produtos vindos de empresas responsáveis do ponto de vista socioambiental, é aquele que busca disseminar suas práticas no dia-a-dia.
======>Listamos abaixo algumas coisas bem simples que você deve fazer para frear o processo de aquecimento global.
=>Caminhe ou vá de bicicleta quando puder. Carros são mais responsáveis por danos a atmosfera do que as indústrias;
=>Recicle - o lixo que não é reciclado acaba em um aterro , gerando metano e CO2; além disso, produtos reciclados requerem menos energia para ser produzidos do que produtos feitos do zero;
=>Plante árvores e outras plantas onde puder - as plantas tiram o CO 2 do ar e liberam oxigênio;
=>Jamais queime lixo - A queima lança CO2 e hidrocarbonetos para a atmosfera.
=>Certifique-se de que seu carro está com o motor regulado - isto permitirá que ele funcione com maior eficiência e produza menos gases nocivos;
=>Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136kg de gás carbônico anualmente.
=>Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
=>Prefira eletrodomésticos de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com o selo do Procel ou Energy Star (em importados).
=>Não compre o que não for necessário. Prefira produtos ambientalmente corretos;
=>Não deixe seus aparelhos em standby. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Em standby de um aparelho usa de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
=>Descongele geladeiras e freezers antigos… se é que você ainda tem um! Considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos.
=>Troque seu monitor antigo por um de LCD. Além de ficarem mais bonitos e ocuparem menos espaço em sua casa, são muito mais econômicos.
=>Divulgue a idéia . Lembre-se também de sugerir para seus amigos a adoção destas práticas.
=====“Pensar globalmente. Agir localmente”=====
OUTRAS MEDIDAS IMPORTANTES: -> Não deixe uma torneira pingando e nem escove os dentes com a torneira aberta;-> Fique atento (a) ao tempo dedicado aos banhos;->Na hora de varrer o quintal ou a calçada, use a vassoure e não a mangueira;-> Dê preferência aos alimentos da estação e, se possível, orgânicos;-> Tente aproveitar as sobras. Com os talos do agrião, por exemplo, se faz um ótimo refogado;-> Quando for às compras, leve sacolas plásticas ou bolsa que disponha em sua casa;-> Atenção à quantidade de luzes acesas em casa;-> Jogue pilhas e baterias nos postos de coleta;-> Use somente pilhas recarregáveis;-> Desligue monitor quando não utilizar seu computador por mais de 15 minutos;-> Desligue seu computador quando não estiver em uso;-> Imprima somente o necessário